google analytics

O que é Google Analytics?

Sabemos que o website de uma marca é um dos seus meios principais de comunicação e é uma ferramenta importante para qualquer negócio: é uma forma de gerar notoriedade, angariar clientes, consumidores, e , claro, levá-los até à compra

Uma das grandes vantagens da utilização massiva dos digital media, tais como as redes sociais e os websites, é a rapidez e facilidade de obter informação e estatísticas sobre o desempenho de cada plataforma – e esta é a maneira mais eficaz de comunicar para o público certo, na altura certa.

O Google Analytics é uma plataforma que fornece estatísticas e relatórios sobre a atividade no seu website: dá-lhe todas as ferramentas para passar a conhecer melhor o seu cliente, e desta forma poder avaliar o desempenho dos seus conteúdos, produtos e marketing.

As conclusões que retirar dos dados que o Google Analytics irá recolher vão ajudá-lo a identificar que melhorias deve fazer no seu website, e ao mesmo tempo, perceber quais foram as campanhas que tiveram mais eficácia. Vai conseguir atingir o seu público mais rapidamente e quem sabe até alargá-lo!

O Google Analytics vai ajudá-lo a saber mais:

  • Sobre quantas pessoas visitaram o seu site – basta escolher um intervalo de tempo para saber quantos visitantes o seu site recebeu.
  • Como é que os utilizadores tomaram conhecimento do seu site – ao saber de que forma a maior parte dos seus clientes chegou ao seu site (através de tráfego orgânico, redes sociais ou de publicidade paga noutros sites…), vai também perceber qual destes caminhos é o mais rentável, e onde deverá investir mais tempo.
  • Quais são as páginas mais visitadas e que geram mais interesse – muito útil para saber se algum dos serviços que oferece tem mais sucesso do que outro: é um excelente indicador do que os seus clientes querem ver.
  • Se há uma página que esteja a resultar em muitas saídas do site – há alguma altura na navegação do seu site na qual o ínidice de saída seja superior? Esta pode ser a forma de saber se há algum problema com alguma página: pode não estar a trabalhar corretamente, pode faltar informação, etc.
  • Quais são as campanhas digitais que estão a ter mais sucesso? Se configurar as suas campanhas devidamente, o Google Analyrics ajuda-o a perceber qual das suas campanhas está a resultar em mais conversões. Essa informação irá ajudá-lo a planear melhor ainda a sua estratégia de marketing.
  • Qual é o público alvo que mais frequenta o seu site? Homens ou mulheres, que idades têm, de onde vêm e do que é que gostam: estas informações sobre o perfil real dos seus clientes vai ajudá-lo a afinar ainda mais a sua comunicação, para que atinja de forma mais certeira os seus clientes

Resumindo: apesar de poder parecer uma parte pouco importante da presença online da sua marca, o web analytics, ou seja a recolha de dados online, tem implicações fortes no seu negócio. Se usar estes dados da forma mais eficiente, vai conseguir usar o seu site até ao máximo das suas potencialidades comerciais.