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Instagram Stories e a Marca: como juntar os dois mundos

Sabemos que as redes sociais são a forma mais eficiente para comunicar. Os utilizadores estão cada vez mais atentos e envolvidos – e neste aspeto, o Instagram Stories ajuda a comunicar a marca, reforça o seu posicionamento e atrai novos seguidores.

Aqui reside a importância do branding: é o que liga a marca ao seu público. Usar os elementos gráficos da marca potencia o reconhecimento imediato: num feed de instagram, esta pode ser a diferença entre passar por um conteúdo genérico e não dar por ele, e identificar claramente um conteúdo da marca.

Para usar as stories na sua marca, não precisa de ter um grande orçamento, nem uma equipa de designer consigo.

Use ou crie um conjunto de normas gráficas para uniformizar a comunicação

Cores, tipos de letra, fotos – são elementos gráficos já fazem parte da sua marca e deve usar nas stories. Mas se ainda não tem estes elementos gráficos, ou procura um refresh na imagem comece com passos mais pequenos: primeiro, defina o tom da sua marca. Quem é o seu público e como é que a sua marca comunica com ele?

De seguida, pense nas cores que caracterizam a sua marca – faça uma pesquisa das tendências no seu segmento, para ver o que é mais reconhecível pelo público. Por fim, seja consistente com as fotografias: em especial nos ângulos e filtros usados – assim a sua marca será mais facilmente reconhecida.

Pode também usar modelos pré feitos (ou templates) que já têm áreas de imagem e texto formatadas e prontas a usar: ao usar as suas fotos, textos e cores, o trabalho gráfico fica equilibrado e uniforme, e sem gastar muito tempo.

Use a sua marca nas suas stories, para as tornar memoráveis

Normalmente, os feeds de instagram têm informação de muitos canais diferentes, por isso, identifique bem a sua marca: um ícon ou o logotipo nas publicações (por exemplo, no canto superior direito, de forma a não ocultar nada de relevante), e também na foto de perfil. Aproveite e acrescente categorias às suas stories para possam ser pesquisadas e filtradas facilmente.

Em resumo: use as instagram stories como um canal de comunicação com os seus seguidores. Crie uma rotina de publicações para manter a relevância da sua marca, e assim, o seu público vai antecipar as suas stories e querer ver cada vez mais.

O poder do branding está aqui mesmo: comunicar a marca em qualquer meio, da forma mais eficaz, e para o público alvo certo. A consistência é chave: mantenha a coerência visual da sua marca em todos os meios onde ela está presente, e esta é a forma de a diferenciar da concorrência e de a tornar memorável.